Eu Leitor: Exposição cria a possibilidade de submergir no universo literário
Um corredor em forma de linha do tempo recebe os visitantes para um caminho diferente entre a literatura. A exposição Eu Leitor, na Biblioteca Nacional de Brasília conseguiu criar um espaço diferente e dinâmico para falar da literatura muito além dos livros. Gestos, sons, escuta, palavras ditas, lidas e relembradas. Por fim, tudo gira ao redor da criação literária, que se mostra em suas mais diversas formas e possibilidades.
A imersão no silêncio, o diálogo e, enfim, a descoberta fazem parte do universo criado na biblioteca, remetendo às experiências que podem se desprender das páginas lidas. Por fim, a mostra acontece de 26 de julho a 23 de setembro e reúne escritores contemporâneos para debaterem o livro de suas vidas.
Na sala de rumores, me sentindo rainha.
Os primeiros passos são dados em uma linha do tempo que retrata, simultaneamente, a história da escrita em seus mais diversos suportes e a trajetória da literatura entre os gêneros mais variados. Logo depois, a imersão continua com um encontro tecnológico que nos permite brincar com o movimento e a dinâmica das palavras. Outro corredor, agora, o que se mostra, enfim, é o surgimento de frases que nos encaminham pelo labirinto.
Eu Leitor: Caminhos possíveis
A sala de leitura! Dá vontade de não sair mais.
Ao longo da exposição, um espaço especialmente bonito para relembrar os devaneios de Alice no País das Maravilhas. Logo depois, outro ponto interessante é o altar feito de peças de vidro e luz no ambiente seguinte. As luzes se acendem, apagam e variam de intensidade conforme se ouve um pequeno trecho de um texto de Samuel Beckett dito como um rumor.
Por fim, outras experiências inusitadas se misturam até a chegada da última sala, um espaço confortável e colorido para aproveitar o melhor que a literatura pode trazer: a experiência da leitura.
A ideia é que cada leitor aproveite a imersão para se encontrar diretamente com os livros expostos na pequena biblioteca do local, escolhendo aquele que lhe desperte curiosidade e interesse. O objetivo é colocar o leitor enquanto protagonista e cocriador das histórias que se formam ao seu redor.
A estrutura da exposição:
O percurso da exposição está dividido, por fim, em 6 núcleos temáticos, que irão guiar o público nessa viagem. Salas de imersão onde o visitante irá dispor de conteúdos cuidadosamente pesquisados e selecionados, expostos de forma inédita e inusitada, utilizando mecanismos analógicos e tecnológicos.
Cada núcleo oferece, enfim, um mergulho, onde o visitante poderá interagir e descobrir novos conteúdos e experiências: o despertar dos sentidos, através da escuta de gravações de trechos de livros, a possibilidade de mexer na disposição da obra e montar a sua própria constelação de autores essenciais, até a experiência mais pura da leitura, que é a de sentar em uma biblioteca e folhear um livro.
Programação da exposição: Eu leitor
TEMA: O LIVRO DA MINHA VIDA
02/08 – quinta-feira, às 19h Convidada: Ana Miranda
Livro: “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll
04/08 – sábado, às 17h
Convidado: Cristovão Tezza
Livro: “Lord Jim“, de Joseph Conrad
09/08 – quinta-feira, às 19h
Convidado: Caetano Galindo
Livro: “Ulysses“, de James Joyce
11/08 – sábado, às 17h Convidado: Luiz Carreira Livro: “Ficções”, de Jorge Luis Borges
16/08 – quinta-feira, às 19h
Convidado: Martim Vasques da Cunha
Livro: “O Paraíso Perdido” e “Paraíso Recuperado”, de John Milton
18/08 – sábado, às 17h
Convidado: Karleno Márcio Bocarro
Livro: “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes
23/08 – quinta-feira, às 19h
Convidados: Lucília Garcez e Vladimir Carvalho
Livros: “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, e “A Bagaceira”, de José Américo de Almeida
25/08 – sábado, às 17h
Convidado: Rodrigo Lacerda
Livro: “Viva o povo brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro
Comments