Espetáculo Macunaíma traz à tona um novo entendimento sobre o povo brasileiro
O espetáculo Macunaíma estreia nova temporada no Espaço Semente, no Gama. As apresentações da montagem, dirigida por Valdeci Moreira, serão nos dias 22, 23, 29 e 30 de setembro, sempre às 19h. A narrativa, enfim, se desenrola em forma de realismo fantástico e a peça é inspirada no clássico livro homônimo de Mário de Andrade. A obra se destaca como um rico espaço para refletir sobre o ser brasileiro e permite a discussão de nossa identidade em tempos de amplo desajuste político e social.
O diretor de Macunaíma, Valdeci Moreira, destaca que os diálogos proporcionados pelo espetáculo são diversos, passando pela formação do povo brasileiro enquanto cidadão e enquanto povo.
Foto Luiz Alves
Por fim, o espetáculo dialoga com a nossa identidade brasileira que está em decorrente mudança, trazendo questionamentos necessários no contexto atual político: Quem somos nós? O que é ser brasileiro? Quem são nossos heróis? A ideia é dialogar politicamente com a realidade atual. Por fim, mostrar que há diferentes brasis multiculturais dentro de um mesmo Brasil.
O grupo foi atraído pela energia ancestral e cultural de Macunaíma para começar o novo trabalho. O processo do espetáculo iniciou em 2016. Aconteceu, enfim, com oficinas que foram e são realizadas dentro do semente junto a comunidade do Gama.
Macunaíma: O teatro e as novas leituras
Foto Marli Trindade
“Nelas foi desenvolvida a leitura e aprofundamento na obra, com a realização de seminários voltados para o modernismo. Além disso, falamos da vida e obra de Mário de Andrade, Mangue Beat e Tropicália. Logo depois, as oficinas trabalharam a preparação corporal e vocal dos atores. Explorando, simultaneamente, o desequilíbrio, o carnavalesco, a desconstrução e aspectos culturais brasileiros. Além deles, aspectos africanos e indígenas, junto as oficinas de percussão e música”, destaca Valdeci, diretor do espetáculo.
A montagem coloca em foco toda a atualidade e força de uma obra que trata de sua própria gente. Para construir a narrativa, uma explosão carnavalesca de ritmo, cor, energia e nacionalidade. Para o grupo, a diversidade cultural apresentada por Mário na forma de rapsódia em Macunaíma e representada na forma de teatro é motivo de reflexão profunda quanto aos atuais dias, tempos de velada censura, repressão e apagamento de nossas origens.
Uma pergunta para Valdeci Moreira
A montagem e circulação de Macunaíma colaboram com a descentralização da cultura no DF?
Fazer teatro de comunidade a margem do Estado é descentralizar sempre um conceito de arte elitizado. Nós, enquanto Semente resistimos e produzimos com qualidade algo que difere do centro. Enriquecemos a periferia e a comunidade do Gama e entorno que formam um novo público interessado em arte e no fazer teatral, promovendo uma troca de experiências através da arte e que tem o poder de mudar realidades periféricas interferindo no centro.
Serviço
Espetáculo Macunaíma
Data: 22, 23, 29 e 30 de setembro
Local: Espaço Semente (Ao lado da rodoviária do Gama-DF)
Horário: Sábados e domingos, às 19h
Comments