top of page
Foto do escritorIsabella de Andrade

Entenda como o livro infantil pode resgatar a relação com a natureza e as diferenças

Lúcio lembra que toda essa reflexão vale também para os adultos. “Em São Paulo tratamos os rios como inimigos das cidades. Eles foram retificados, destruíram suas margens, viraram esgotos. Ainda nas últimas eleições havia candidatos prometendo canalizar córregos”, destaca o autor. Assim, o livro infantil Uma menina, um Rio, mostra para crianças outras formas do homem se relacionar com os rios. Essa conexão não é uma utopia literária, já que ela acontece de forma cotidiana em outras cidades.

“Em São Paulo, o caminho para resgatar os rios é longo, mas precisa começar em algum momento”.

Temas importantes na narrativa

Além da relação com a natureza outros temas são trabalhados nas obras. Como o preconceito e as diferenças, pontos presentes no livro Dois ursos diferentes. São temas complicados, que devem ser tratados com a criança com a abordagem certa. Por isso os autores optaram por trabalhar essas questões de forma lúdica, mergulhando no mundo dos ursos. O urso diferente pode o amigo com tom de pele diferente, pode ser o homoafetivo, pode ser o gênero diferente.

“Nós escrevemos sobre aquilo que nos aflige. Temos uma parceria antiga e anseios em comum. Podemos dizer que não deixamos de sonhar com um mundo melhor, mais justo e a transformação vem do entendimento. Passar bons valores para as crianças é o caminho para que no futuro as coisas sejam um pouco melhores”, afirma Pedro Menezes.

Confira duas perguntas para os autores

Como foi o processo criativo de vocês para relacionar texto e ilustrações na narrativa?

Não há um método pré estabelecido. No “Uma Menina”, o Lúcio escreveu o texto e a partir dele o Pedro iniciou o processo de ilustração. Em “Dois Ursos”, Pedro havia criado a arte e o personagem antes mesmo de haver um texto. A única constante é que há sempre debates intermináveis no meio do caminho. Em algum momento achamos que tudo vai dar errado, mas depois o caminho se ajeita. Por fim, é importante citar a participação da editora Lizandra Magon de Almeida que dá uma contribuição importante ao nosso processo criativo.

Como foi a experiência de passar por 11 cidades do interior com os livros? A relação das crianças com a literatura e com a natureza muda muito em cada lugar?

As oficinas Lendo o Mundo são parte fundamental deste processo. Elas nos colocaram, enfim, em contato direto com cerca de 500 crianças. Leitores ávidos, mas muitas vezes carentes de livros. Desta vez, as oficinas aconteceram no Oeste de São Paulo, em áreas rurais. Havia até mesmo araras nas escolas. Lá, o contato das crianças com a literatura depende muito das escolas. Não há nas famílias o hábito da leitura. A maioria das cidades sequer tem uma livraria. Por outro lado são crianças que tem grande proximidade com a natureza, elas conhecem os rios vivos.

 

Os livros

Enfim, os dois novos títulos contam com temas atuais e de interesse da sociedade de forma geral, como a diversidade, a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente. Em “Uma Menina, Um Rio”, a importância dos rios nos diversos ambientes – selvagem, rural, pequenas e grandes cidades – é levantada pelos olhos da menina, que reflete a partir do transcorrer das águas e do próprio crescimento. “Numa leitura mais profunda relacionamos o ciclo de um rio com o ciclo da vida, onde a nascente representa o nascimento e no caminho, vemos os altos e baixos da existência humana”, conta Lúcio.

Por fim, em “Dois Ursos Diferentes”, a amizade entre um urso polar e um urso-pardo é mote para falar do respeito às diferenças. “O livro aborda também o aquecimento global, que tem obrigado os ursos polares a mudarem de hábitos alimentares e procurar comida no continente, onde ocasionalmente tem encontrado ursos-pardos. Estes encontros raros nunca tinham sido observados até poucos anos atrás, mas estão se tornando mais frequentes na medida em que as calotas polares derretem”, destaca Lúcio.

 

Serviço

Lançamento dos livros: Uma menina, Um Rio e Dois ursos

Data: 9 de novembro

Horário: A partir das 10h

Local: Livraria do Comendador (Rua Pamplona, 145)

Editora: Pólen Livros

2 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page