top of page
Foto do escritorIsabella de Andrade

Confira cinco livros para melhorar o texto literário

Além de praticar a escrita da forma mais direta possível, escrevendo, tem sido bem interessante buscar leituras para conhecer os caminhos percorridos por outros escritores. Ter contato com novos métodos, trajetórias e perspectivas diferentes pode ampliar ainda mais o repertório criativo para o texto literário. Além de facilitar a chegada da tão querida inspiração. Para mim, o mais importante de todos os pontos para buscar um crescimento constante na escrita continua sendo: ler muito, entre narrativas, gêneros, estilos e autores de tempos diversos.

Mas, além de ler romances, poesia, contos e novelas, ler livros que tratam da escrita propriamente dita, com exercícios práticos e dicas bem diretas, pode ser de grande utilidade para produzir um bom texto literário. Escolhi na minha estante cinco livros que tratam desse tema de maneira diversa. Acredito que todos eles podem ajudar quem quer praticar para se tornar um escritor profissional e também quem quer se relacionar de maneira mais próxima com a escrita no cotidiano, para movimentar a mente, exercitar a criatividade ou soltar alguns demônios no papel.


Sobre a Escrita,  Stephen King.

Para mim, o melhor da lista! King dá uma aula incrível sobre a arte de escrever, com dicas, ideias e um caldeirão criativo produzido em uma narrativa deliciosa de ler. Escrevi bastante durante a leitura, que deixou a minha mente em um estado de criação de ideias muito gostoso. O autor narra memórias de infância. Fala também de suas rotinas de escrita e de pontos bem práticos sobre como ele enxergar um romance ou qualquer história. A leitura vale muito à pena, e é possível aprender de maneira leve com um dos escritores que produziu mais obras, falando em texto literário, em todos os tempos.

A jornada do escritor, Christopher Vogler

O livro trata da conhecida Jornada do Herói, presente em grande parte de toda a literatura ocidental. Joseph Campbell produziu em seu clássico O herói de mil faces, uma estrutura presente nos mitos. Ela é replicada em boa parte das histórias já contadas pela humanidade. Vogler fala dessa estrutura de maneira detalhada e esclarece cada ponto do conceito e cada etapa do que seria a jornada tradicional. É uma boa ideia para entender esses pontos, reconhecer a trajetória em milhares de histórias famosas e experimentar pontos eficientes dessa estrutura. Mas, vale lembrar que toda estrutura clássica pode ser subvertida. Também é uma ótima leitura.

Como se encontrar na escrita, Ana Holanda

Eu falei desse livro anteriormente no site e ele não poderia ficar de fora dessa lista. Ana Holanda criou um experimento delicioso para quem quer começar a se aventurar na escrita. Ou para quem já trabalha profissionalmente na área e quer encontrar uma maneira mais afetuosa de produzir. Ana fala de afetos, memórias, liberdade, consciência e reconhecimento próprio no livro. Além disso, cada capítulo sugere um exercício de escrita no final. Uma ótima leitura para quem quer se soltar e perder o medo da página em branco.

O clube de escrita de Jane Austen, Rebecca Smith

A autora é sobrinha-neta de quinto grau da reconhecida escritora inglesa. Ela foi residente na Casa-Museu de Jane Austen. Depois de estudar profundamente sua obra, decidiu compartilhar o que encontrou sobre seus métodos de escrita. Ao longo do livro é possível encontrar cartas com dicas escritas pela própria Austen aos seus sobrinhos. Por fim, encontramos muitas características presentes em sua obra, que enriqueceram suas narrativas e a transformaram em um dos grandes nomes da literatura. O livro é um bom guia para aspirantes a escritores e para apaixonados pela obra de Austen.

Como melhorar um texto literário, Lala Sabarich e Felipe Dintel

Esse é o menor e livro da lista e também aquele que foca mais diretamente na parte prática da produção. Ao longo do livro é possível encontrar dicas e técnicas bem diretas sobre tempo de narração. E também personagens, construção de cena, fluência e outros tantos aspectos responsáveis pela criação de uma boa história. Aprender, reaprender e relembrar conceitos nunca é demais, então, a leitura é uma boa pedida.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page