top of page
Foto do escritorIsabella de Andrade

Confira cinco dicas para escrever melhor

Atualizado: 5 de fev. de 2021

Comecei a escrever por experimentação própria. Gostava tanto de ler e de entender as provocações que a leitura me proporcionava que tive vontade de criar os mesmos diálogos com outras pessoas. Escrever virou vício, forma de expressão, espaço de voz.

Nesse ano, pela primeira vez, tenho a oportunidade de participar de um curso incrível de escrita. Essa troca com professor e com outros escritores cheios de vontade de aprender tem sido muito positiva!

Pensando nisso, quero começar a compartilhar por aqui um pouco do que tenho aprendido e o que tenho colocado em prática para melhorar a escrita. O aprendizado é constante.

Agora, vamos falar das cinco dicas para escrever melhor


Leia Muito

Principal dica para começar a escrever melhor! Pensar na escrita é pensar na leitura. Entenda que para escrever melhor é preciso ser um bom leitor. Através dos livros, romances, contos, crônicas, quadrinhos e poemas que lemos é possível encontrar os caminhos bem trilhados, os pontos que nos distanciam ou aproximam da leitura, as narrativas que emocionam e despertam.

Saiba usar a pausa no texto

O texto, assim como a vida, precisa de um respiro. Toda narrativa tem um ritmo próprio, característico. Saber utilizar as pautas no momento ideal faz parte de uma boa construção para tornar a leitura ainda melhor. Como treinar? Busque inspiração em livros e textos que te chamam atenção e com um ritmo que parece agradável ao seu estilo. Além disso, leia o texto em voz alta! Muitas dúvidas do ritmo são resolvidas nesse momento.

Evite palavras de pensamento

Sabe aquelas palavras que apenas enchem a página, mas não dizem nada? “Pensei que, senti, parei para pensar, respirei fundo, imaginei, refleti…”? Não precisamos dela.

Mostre a ação das cenas

É exatamente por este ponto que podemos evitar as tais palavras de pensamento. Um bom texto tem ação, vida, movimento. Queremos acompanhar personagens, caminhos, descobertas. As relações são construídas através dessas ações vivas. Invista nelas, inspire-se em textos teatrais.

Confie nos verbos

Este ponto também se conecta com os anteriores. Quando você evita as palavras de pensamento e investe nas ações, os verbos tomam conta da narrativa. E, acredite, eles cumprem bem o seu trabalho na história.

E você, tem algum hábito ou exercício de escrita no cotidiano?

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page