Como lidar com o bloqueio criativo na escrita?
Como você lida com o bloqueio criativo?
Compartilhei alguns caminhos que eu costumo seguir para lidar com os dias em que quero escrever e o bloqueio criativo aparece por aqui. São dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença. E se você tiver algum hábito diferente para lidar com o bloqueio, conta pra mim! Quero saber mais.
Fazer uma boa leitura.
Primeiro, eu gosto de aquecer os motores literários com boas leituras. Sério, não tem nada melhor para me inspirar na escrita do que ler bons autores e histórias que eu adoro.
Escrever no Papel
Quando a fase empacada continua, eu apelo para os meus caderninhos! Saio um pouco do ambiente do computador, sento em outro espaço da casa e leio um pouco acompanhada de caneta, lápis e papel. Melhor coisa!
Ler anotações antigas
O próximo passo é buscar minhas anotações antigas. Eu tento anotar ideias que tenho ao longo do dia. Diálogos que escuto no metrô, alguma história que aparece na cabeça, uma frase, trecho, parágrafo. Enfim, anoto onde tiver mais fácil, pode ser no bloco de notas do celular. Na hora do bloqueio criativo essas anotações ajudam muito! É só retomar a escrita a partir delas.
Assistir um bom filme
O quarto passo é: assistir um bom filme! Sério, assim como ler um livro bom, se você tiver tempo disponível, essa é uma ótima escolha. Enfim, ter contato com boas histórias, em qualquer plataforma, ajuda muito a aguçar a criatividade.
Descanse a mente
Por fim, se você já tentou todos os outros caminhos, a melhor dica é: relaxe um pouco. Com a cabeça quente e estagnada é difícil criar. Então, pode ser uma boa ideia levantar para se alongar um pouco, fazer um lanche, caminhar em algum lugar aberto e retornar para a escrita com a mente mais fresca.
Comments