CHAMADA ABERTA PARA RECEBIMENTO DE CONTOS!
Depois de ler atentamente o edital abaixo, inscreva-se POR AQUI.
1ª Coletânea Elas na Escrita – Imagens de Coragem
Organização: Tatiana Lazzarotto e Isabella de Andrade
Olá, escritora!
Está aberta a chamada de recebimento de contos para a 1ª Coletânea Elas na Escrita, com o tema “Imagens de Coragem”. A curadoria é das escritoras Tatiana Lazzarotto e Isabella de Andrade.
Temos a felicidade de anunciar que a coletânea será lançada durante a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, em novembro de 2023!
A chamada é exclusiva para mulheres brasileiras e serão aceitos textos no gênero CONTO. Cada texto deve ter, no máximo, 16.500 caracteres com espaço (cerca de 6 páginas), incluindo um título. Não há mínimo. Serão aceitos textos no formato Word. As inscrições são totalmente gratuitas.
Prazo para envio: 15/09/2023 (sexta-feira).
A publicação da coletânea será feita pela Editora Patuá e não terá custo para as escritoras selecionadas. A curadoria se reserva o direito de selecionar os textos de acordo com critérios como qualidade literária e adequação ao tema, sem fazer qualquer tipo de devolução ou análise dos textos não selecionados.
Ao participar da chamada, a autora concorda com a cessão não exclusiva e gratuita do seu texto, caso este venha a ser selecionado. Os textos não precisam ser inéditos (desde que não tenham cessão exclusiva onde foram publicados anteriormente, sob pena de responsabilidade da autora) e essa informação (se o texto enviado já foi publicado anteriormente e onde) deve ser apontada durante a inscrição.
Queremos valorizar a diversidade de autoras brasileiras, por isso, durante a inscrição, devem ser preenchidos dados sobre identidade de gênero, autodeclaração de raça, idade e região onde reside.
Pedimos às autoras que leiam atentamente as Perguntas e Respostas abaixo antes de enviar seu texto para a chamada.
1. O que é a 1ª Coletânea “Imagens de Coragem”?
A coletânea de contos “Imagens de Coragem” é um projeto organizado pelas escritoras Tatiana Lazzarotto e Isabella de Andrade, em parceria com o projeto Elas na Escrita. O objetivo é reunir textos que explorem o tema por meio de contos. A coletânea será lançada durante a FLIP de 2023, pela Editora Patuá.
2. Como surgiu a ideia para a coletânea?
A ideia da coletânea surgiu a partir da escolha da autora homenageada, Pagu, na edição da Flip deste ano. As curadoras da Festa, Fernanda Bastos e Milena Britto, escolheram Pagu por sua capacidade de inspirar esperança nas lutas que enfrentamos, inclusive nas batalhas pelas palavras que desejamos expressar e publicar. Essa escolha foi inspiração para a criação da coletânea. Ressaltamos que este projeto não tem nenhuma relação com a equipe organizadora da Flip.
3. Quem pode participar da chamada?
Autoras que se identificam como mulheres e que já tenham ou não textos publicados. Além da qualidade literária dos textos, a curadoria quer valorizar a diversidade geográfica, racial e etária das autoras. Também busca reunir autoras já publicadas, independentes, além de autoras convidadas.
4. Como faço para participar com meu conto?
Preencha o formulário: Clique aqui. Ao final dele, seu conto deve ser enviado em formato Word, com as seguintes informações: título (obrigatório) + nome da autora + texto (veja orientações sobre tamanho do texto abaixo). Não há qualquer custo para participar.
5. Qual é o tamanho máximo do conto?
Cada conto deve ter no máximo 16.500 caracteres com espaço, o que equivale a cerca de 6 páginas, incluindo o título. Não há um tamanho mínimo estabelecido. Não receberemos contos com imagens. Textos maiores que esse limite de caracteres não serão considerados.
6. Devo enviar uma minibio?
Sim, no campo específico do formulário. Não envie a minibio no arquivo do conto.
7. Qual é o tema principal dos contos?
São aceitos contos com a temática “Imagens de Coragem”. Convidamos você a pensar em todas as diferentes formas que esse tema se apresenta. Não é necessário que o texto aborde a questão do gênero, nem mesmo que protagonistas ou personagens sejam mulheres. O mais importante, para nós, é valorizar a autoria de mulheres, escrevendo sobre a coragem a partir da sua ótica, por meio da ficção.
8. Serão aceitos textos em prosa poética e/ou em versos?
Estamos abertas a diferentes formas e gêneros literários. Por isso, a seleção não se limita a textos escritos em prosa, porém, é preciso que se apresentem como um conto, ou seja, devem contar uma história, e ter personagens, enredo, tempo e espaço.
9. Como será realizada a publicação?
A coletânea será publicada de forma física (impressa) pela Editora Patuá, que arcará com todos os custos de produção, por isso, não haverá custo de publicação para as autoras. A cada tiragem, será disponibilizado 1 (um) exemplar para cada autora participante. Este exemplar poderá ser recebido durante a Flip ou posteriormente, com o pagamento do frete arcado pela autora. As autoras também têm a opção de doar o exemplar que têm direito para uma biblioteca pública. As escritoras Tatiana Lazzarotto e Isabella de Andrade serão responsáveis pela curadoria dos textos e pela supervisão da edição, do projeto gráfico e da revisão.
10. Meu texto passará por edição?
Buscamos selecionar textos finalizados, prontos para a publicação. A coletânea passará por preparação e revisão. Caso sejam feitas alterações a fim de padronizar o texto para a coletânea e/ou realizar correções gramaticais, estas serão comunicadas às autoras.
11. O conto precisa ser inédito?
O conto não precisa ser inédito, desde que não tenha uma cessão exclusiva de direitos autorais onde tenha sido publicado anteriormente, sob pena de responsabilização da autora. Essa informação (caso já tenha sido publicado e onde, incluindo o ano) deve ser apontada durante a inscrição na chamada.
12. Qual é o prazo para envio dos contos?
O prazo para envio dos contos é até o dia 15/09/2023 (sexta-feira).
13. Como será a cessão dos direitos autorais?
A Editora enviará um termo de cessão de direitos autorais do conto de forma não exclusiva e gratuita. Isso significa que você poderá manter os direitos sobre o seu trabalho mesmo após a publicação na coletânea. A não assinatura e falta envio do termo até a data enviada implicam em não publicação do conto, mesmo que este tenha sido selecionado pela chamada.
14. Quando será divulgado o resultado da chamada?
Até 06/10/2023 (sexta-feira), no site e nos canais do projeto Elas na Escrita.
Fique atenta às nossas redes sociais e aos canais oficiais do projeto Elas na Escrita e das curadoras para atualizações sobre o processo de seleção e publicação.
[NOVO] 15. É permitido enviar mais de um texto por pessoa?
Sim, desde que estejam dentro d tema proposto.